Flipping PDF Reader não tem medo de se apresentar como um substituto do consagrado Adobe Reader.
Para se credenciar na briga, a principal carta na manga dessa alternativa é a possibilidade de explorar documentos com efeito flipping, que simula a passagem das páginas como em um livro.
Complementando o efeito, o leitor também tem um curioso sistema para você marcar documentos como favoritos. Eles são destacados como se estivessem em uma prateleira, que funciona como a tela inicial do programa. Assim, você tem acesso instantâneo e não precisa revirar o software para encontrar os documentos que lhe são mais úteis.
Recursos indispensáveis
O visual do Flipping merece destaque, mas ele não abre mão de ferramentas imprescindíveis para exploração de documentos PDF. Os controles para a navegação são simples, com setas para explorar às páginas, mas há alternativas mais específicas, como a visualização de miniaturas das páginas e também do índice (quando há um disponível).Favoritos também podem ser usados para navegação. Você pode marcar, dentro de um documento, uma página específica. Sempre que acionar a ferramenta “Bookmarks”, o trecho estará separado, sempre à mão, para que você o abra com facilidade.
É possível ajustar o documento ao seu monitor ao aplicar a ferramenta de visualização em tela cheia, ou então ao aproximar e afastar o zoom por meio de um simples nivelador. E com a renderização prévia das páginas, o conteúdo está sempre visível, mesmo que você faça vários ajustes de exibição.
Outra ferramenta é a de impressão, bastando selecionar as páginas as quais você deseja imprimir a partir da interface do visualizador. Há também recurso de busca de texto com navegação pelos termos localizados (botões “Find Previous” e “Find Next”).